'Quando alguém inveja o que você têm, não significa que queira o mesmo. Ele só não aceita que você tenha.'
A inveja só existe quando há compraração!
Quando uma pessoa se compara a outra e se sente inferior em algum aspecto, já está com inveja. È como se a pessoa invejada obtesse vantagem à sua frente por ser privilegiada em algum aspecto que desfavorece o invejoso. A inveja é uma parte disto, assim como a competição.
É o desequilibro psicológico de um sentimento de inferioridade, fruto da comparação que se faz em relação à outra pessoa em algum aspecto específico.
Quanto maior for o complexo de inferioridade de uma pessoa mais combustível é liberado para aumentar a chama da inveja, naturalmente, para àquelas pessoas que são fracas.
O invejoso não suporta ver o sucesso do próximo, fica furioso e começa “vomitar” todo o seu ódio, tristeza, calúnia, frutos podres da sua incapacidade de realizar as coisas.
A verdade é que muitas pessoas não estão preparadas para administrar suas próprias frustrações e ficam furiosas quando as coisas não saem como planejaram. Em verdade, o invejoso é uma pessoa incapaz e que para se auto-afirmar precisa chamar atenção de todos que estão ao seu redor. Não sabe ele que, quanto mais se esforça para chamar atenção, mais provas evidencia de sua fraqueza: a insegurança!

Vigiar a vida dos outros e os seus feitos é um gasto de energia que não traz resultados.
Pense na sua própria vida, não faça comparações com o desempenho dos outros, desafie-se.
Se você se coloca como vítima e reclama, acaba não avançando.
A Inveja é uma enfermidade da alma que se adquire pelos olhos. A visão e os olhos são o veículo de uma emoção mesquinha que traz brutais conseqüências.
Um lado positivo na inveja!
Interessante mas, a inveja nasce da admiriração. O que acompanha de forma negativa essa admiração é a forma como a pessoa reage à ela.
Persolidades com esse perfil de baixa-estima, tornam-se impedidas de dar grandes saltos qualitativos e quantitativos em sua vida. De modo que, sentem inveja daqueles que munidos de fé, perseverança e coragem, arregaçaram as mangas e partiram para a luta da vida e seus desafios.
A inveja pode matar!
Tomemos cuidado com o invejoso, o mesmo pode até matar por inveja. O primeiro homicídio no mundo foi proviniente deste mau:
– “Ora, Deus agradou-se de Abel e de sua oferenda. Mas não se agradou de Caim e de sua oferenda, e Caim ficou muito irritado e com o rosto abatido” (Gn 4, 4-5).
– “Ora, Deus agradou-se de Abel e de sua oferenda. Mas não se agradou de Caim e de sua oferenda, e Caim ficou muito irritado e com o rosto abatido” (Gn 4, 4-5).
* Caim matou Abel por inveja.
Meu conselho...
A cada um de nós Deus deu um dom logo, todos nós somos capazes.
Portanto, crie seus próprios horizontes e pare de se basear nas perspectivas alheias.
'Se um homem faz, eu também posso fazer. Pode ser que alguns obtenham mais facilidades em fazer, mas no final todos podem.. todos serão capazes de fazer!'
Não substime sua capacidade...
A melhor receita para vencer o invejoso é ser diferente dele, enquanto o mesmo espalha o ódio, calúnia, fofoca; vc deve espalhar a caridade, o bom exemplo e a firmeza de seu caráter. Assim como a mulher sofre dores para dar a luz, o invejoso também sofre vendo o sucesso do próximo.
Não sinta-se feliz despertando a inveja, seja humilde, dê exemplo!
E tome bastante cuidado.. porque a Inveja mata!
por Dayse Vila Nova!
Nenhum comentário:
Postar um comentário