Quero...
Quero gritar ao mundo que sou mulher e livre. Quero gritar com a juventude do meu ser
Que é possível ser feliz.
Com meu jeito, dons e características,
Serei testemunha da vida existente em cada ser humano.
Quero transparecer a alma habitada do universo,
Grávida da única forma de vida,
Fazer o bem,
Fazer acontecer na história,
Onde quer que esteja a presença fecunda da mulher
Ser mulher,
E livre das amarras,
Da mediocridade, da acomodação.
Ser mulher da nova geração,
Cheia de encanto,
Graciosa e misteriosa,
Respondendo com coragem neste novo século!
Tá aí... este é o poema (lindo) do qual eu e a minha equipe de trabalho no curso de moda utilizamos como abertura para apresentação do nosso projeto, na cadeira de Criatividade; pelo qual, foi solicitado pela professora Karina Fernandes incubida à nos passar toda teoria e de certa forma, a prática da cadeira na Faculdade Maurício de Nassau.
Segue abaixo toda trajetória e a nossa linha de pensamento até chegar o estágio final: a apresentação!
1. Foi dado a escolha de uma entre duas figuras que nos serviria como inspiração. A figura nº01 era a Catedral de Brasília ( muiita rica ) e a figura nº 02 uma Luminária Amarela ( singela ). Optamos pela figura nº 02... e à partir daí passamos a analizá-la com olhar de estranheza para saber o que, de repente poderíamos extrair daquela figura!
2. Depois de muito pensar na figura... chegamos à uma idéia em comum com todas integrantes da equipe. Portanto, a nossa escolha proveio da inspiração extraída da figura nº02, onde traduzimos os caracteres nela encontradas da seguinte forma:
● As pétalas amarelas da luminária = Reflexo de amadurecimento, como um renascimento e o paralelo traçado da menina para a até então, mulher.
● A exposição = Tradução do ego e suas vaidades. O design da figura revelando e despertando o poder da sensualidade – até então sutilmente expostos – quebrando paradigmas, tabus e associações pejorativas em meio às culturas tradicionais.
● A sutileza da luminária = Retratação da elegância e do romantismo. A mulher de hoje é uma figura participativa, batalhadora, que contribui para a evolução da sociedade sem perder a essência. Um traço forte de personalidade que traz a ascensão da mulher e a sua evolução como um todo ( aspecto religioso, sentimental, profissional ).
3. Bem, com a idéia na mão.. a próxima missão seria criar o esboço embasado na linha de pensamento do qual o grupo chegou. Após muitas variações e estágios de esboço, foi obtido como resultado final este croqui:
4. Decidido o modelo de criação, passamos para a etapa seguinte; escolher os materiais que iríamos utilizar para execução da obra. Daí, optamos pelo tecido ( que nos serviu de base para a estruturação do vestido ), papel crepe ( em três tons direfentes, utilizado para cobrir a base ), fitas e uma rosa ( de tecido ). [ além de cola, linha, aviamentos.. enfim ]
5. Com as peças previamente feitas em casa, partimos para a execução no laboratório de moda da Faculdade e sem receio algum: 'Montamos a barraca!' rss'
6. Idéia montada e aprovada ( pela professora e pelo grupo ) levamos o projeto para casa reparando em ajustes finais.
7. Com tudo pronto, fizemos a apresentação do projeto em sala de aula, expondo a nossa idéia, as etapas que seguimos e a mensagem que queríamos passar através da criação. [ mas que careta mais feia.. hehehe.. momento da abertura, com a declamação da poesia ]
8. A mensagem das criadoras:
● Através da nossa elaboração abordamos um degradê de cores em tons de púrpura na intenção de transmitir para aquele que vê.. a figura da mulher, a sua evolução, e - por meio de uma rosa feita em tecido - traduzir os seus traços, como um reflexo da sua personalidade!
9. Segmentos do mercado em que o conceito criado pode ser vendido:
● Segmento Geográfico: Regiões de difícil acesso, estradas de péssimo estado devido às intervenções climáticas = Campanha voltada para venda de veículos esportivos conscientizando aos receptores a quebra da idéia generalizada que mulher só combina com carro pequeno = Automobilístico.
● Segmento Psicográfico: Pessoas com estilo de vida, comportamento, personalidade, interesses e opiniões = Campanha voltada para a venda com conceito, estilo de vida, atitude = Moda.
● Segmento Comportamental: Pessoas com disposição para comprar, motivação e atitude = Campanha voltada para o benefício que o produto pode vir à trazer ao seu cliente = Eletrodomésticos Top de Linha.
( da esquerda p/ direita: Mariza, Débora, Patrícia [na frente], eu, a criação, Anna e Jackeline ) 
-> Um outro grupo - com um trabalho proviniente da inspiração nº 01.. a Catedral. Da esq. p/ direita: Midiane [quase n saiu na foto], Ana [calça], João, Adri [apresentando], Dani [vestida com a criação], Ariadne e Lili... rs'

Dani Leôncio... a modelo da equipe!
-> Outra equipe, expondo a obra extraída da figura nº01 ( catedral) Danila, Fabíola e Will.
* E como marca da nossa evolução enquanto estudantes de moda, fizemos questão de registrar os estágios dessa obra - para só então, no final do curso e no prosseguir das nossas vidas, olhar para traz e enxergar a nossa evolução!
Faculdade Maurício de Nassau
Design de Moda 2009.1 - Noite
Professora: Karina Fernandes
Alunas: Anna Karolina Gomes, Dayse Vila Nova, Débora Vila Nova, Jackeline Santos, Mariza Carrilho e Patrícia Carla.
' Mulheres, em evolução e cada uma com seu traço de personalidade fazendo a diferença!'
por
Dayse Vila Nova!
Nossa, que visão!
ResponderExcluirAdorei tudo, principalmente o degradê das cores representando a evolução da mulher.
Parabéns pelo projeto, meninas!
È surpreendente como as coisas acontecem. A princípio imaginamos fazer de uma forma e acabou acontecendo de outra!! Mais aí é que está: A superação no momento da dificuldade!!!
ResponderExcluirO bom é que todo mundo gostou inclusive a professora!